A língua oficial da Conferência é o Português. Não obstante, o Inglês poderá ser usado enquanto idioma opcional.

Os autores são convidados a submeter os resumos alargados em Português ou Inglês, até ao dia 5 de julho de 2021 (nova data).

Os resumos deverão ter uma extensão máxima de duas páginas A4 e seguir a estrutura e requisitos definidos no Template de Resumos.

O processo de revisão e aprovação das contribuições será realizado por pares, sendo que a comissão de avaliação, constituída por membros da Comissão de Programa, poderá alterar o tipo de comunicação inicialmente indicada pelos autores. Cada autor pode fazer no máximo duas apresentações (oral e/ou poster), sendo notificados da aceitação do resumo até dia 1 de agosto de 2021 (nova data).

Posteriormente, após a Conferência, será editado um livro de resumos com ISBN, em formato digital.

A submissão de resumos à Conferência Campus Sustentável 2021 será feita com recurso à plataforma EasyChair, sendo que na fase de submissão, os autores devem indicar a forma desejada de apresentação, seja comunicação oral ou apresentação de poster. Para a submissão, devem clicar AQUI ou na imagem abaixo.

 

LISTA DE TÓPICOS

Sob o tema “CAMPUS SUSTENTÁVEL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES”, toda a comunidade é convidada a apresentar as suas contribuições, alinhadas num dos seguintes tópicos:

Operações e iniciativas inteligentes para um Campus Sustentável
Neste tópico pretende-se explorar as estratégias de sustentabilidade e otimização de recursos ao nível da energia, água, conforto interior, iluminação, qualidade do ar e projetos de mobilidade sustentável.

Do pensamento linear ao circular
Neste tópico exploram-se as estratégias inovadoras relacionadas com o paradigma dos 5R(s) (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e economia circular.

Promover a dimensão social e cultural da sustentabilidade no Campus
Neste tópico exploram-se as iniciativas relacionadas com as componentes sociais da sustentabilidade no campus, nomeadamente, acessibilidade, saúde e conforto, estética urbanística, alimentação e gastronomia, responsabilidade social, criação de espaços verdes e sustentáveis.

Smart Campus
Pretende-se dar conhecer os sistemas ou tecnologias inovadoras que, tirando partido de plataformas digitais e redes de sensores e atuadores inteligentes e/ou espalhados em vários setores do campus, permitem uma utilização mais eficaz dos espaços. Por exemplo, para melhorar a eficiência no estacionamento, na iluminação, no aquecimento, na qualidade do ar, na segurança e manutenção das instalações, etc..

Educação para a sustentabilidade
Este tópico procura divulgar a inovação e as práticas pedagógicas no ensino e curricula para a sustentabilidade nas IES. Conhecer as instituições que utilizam a sua infraestrutura como laboratórios vivos (Living Lab) para o ensino da sustentabilidade. Inclui também as iniciativas envolvendo a comunidade académica e a sociedade, através de campanhas, parcerias, etc.

Planeamento, governança e comunicação
Este tópico procura divulgar a forma como as IES se organizam, direcionam recursos e elaboram os seus planos, políticas e estratégias tendo em vista a promoção de sustentabilidade. Também se incluem as iniciativas de comunicação e avaliação da sustentabilidade no Campus.